Carteira Previdenciária

Investimentos de longo prazo

Posted by     "rbits" on Thursday, December 29, 2022

TOC

Histórico

Lição aprendida, o processo de aposentadoria começa no primeiro emprego. Planejar uma renda suplementar ao beneficio do INSS o mais cedo possível é a forma sensata de garantir uma vida mais confortável futura.

O ponto de partida é montar uma estrategia de investimenos para o curto, medio e longo prazo. Para investimentos de longo prazo, a sugestão que eu uso é administrar uma carteira previdênciaria com o objetivo de obter uma renda adicional.

Os especialistas fundamentalistas que investem em longo prazo no mercado financeiro recomendam ações de empresas que tenham um bom histórico de pagamento de dividendos que seja um negócio perene e que possua indicadores que sustentam o bom desempenho da empresa. As empresa não deve ser escolhida baseada em listas populares encontradas na mídia.

É importante conhecer a empresa e seus projetos pois são eles que irão garantir o futuro lucro do negócio.

Sobre os dividendos que é a parte do lucro da empresa paga aos acionistas como você, é muito importante saber se esse dividendo é sustentável no longo prazo. Deve haver um histórico de distribuição de dividendos anualmente em um período mínimo de 5 ou 10 anos.

Segundo Barsi, o maior investidor pessoa fisica na Bolsa brasileira, as melhores empresas para uma carteira previdenciária estão nesses quatro grupos:

  1. Bancos
  2. Elétricas
  3. Saneamento
  4. Telecomunicações

São setores defensivos que oferecem menos volatilidade nas crises e constancia no pagamento de dividendos.

Aqui estão alguns indicadores que ajudam na escolha de compras de ações como investimentos de longo prazo:

a) DY (Dividend Yield) –> é indicador que mostra o percentual do valor da ação que está sendo distribuido em forma de dividendos para os acionistas. Ele é soma todos os proventos pagos nos últimos 12 meses e divide pelo valor da ação. Observar que o dividend yield não deve ser muito maior ou menor que a média do mercado.

b) PAYOUT –> é um indicador que mostra o quanto do lucro líquido de um determinado período de uma empresa foi distribuído em forma de dividendos. Observar se o payout é igual a 100% ou mais é risco. Normalmente é incomum que uma empresa pague mais do seu lucro em dividendos.

c) P/L –> mostra quantos anos seriam necessários para o investimento em determinada ação se pagar pela distribuição anual de lucros da empresa ou seja o tempo em anos de retorno do seu investimento. No cálculo, divide-se o preço do papel pelo lucro projetado pelo mercado (LPA). Quanto menor o P/L, mais barato é o papel.

d) P/VP –> seria o preço da ação dividido pelo valor patrimonial por papel. Ele indica o quanto o investidor ganharia caso o patrimônio líquido da empresa fosse distribuído entre acionistas, como em casos de falência. Ou seja, o agio ou desagio sobre o papel que o mercado está disposto a pagar para você. Quanto menor o P/VP, mais barato a ação. Exemplo: P/VP = 0,75 significa que a ação está 25% abaixo de seu valor justo.

e) TR –> é o indicador inverso do P/L que mostra o quanto do investimento é recuperado após um ano. Exemplo: P/L = 5 anos, TR = 20%

f) PSR –> representa quantidade de vezes que o preço da ação está acima ou abaixo da sua capacidade de geração de receita. Empresas com valores menores que 1 é melhor.

g) EBITDA –> mede a capacidade de geração de caixa e desempenho administrativo. Ou seja, a capacidade de aferir receita. Serve também para comparar empresas diferentes do mesmo setor de atuação.

Existem outros indicadores que focam no crescimento e endividamento:

  • RPL (Rentabilidade Patrimonio Liquido) –> avalia o crescimento constante da empresa.
  • GE (Geração de Endividamento) –> verifica o grau de endividamento da empresa.
  • ML (Margem Liquida) –>verifica como está a margem liquida do lucro da empresa.

Recomendado acompanhar as informações publicadas pelo RI (Relações Institucionais) da empresa que voce tenciona investir. Voce pode se inscrever no site da empresa e receber essa informações automaticamente por e-mail.

E por ultimo, não menos importante, a analise dos balanços publicados na midia.

Segundo o livro Formula Mágica de Joel GreenBlatt, comprar ações de empresas que tenham bons retornos financeiros mas somente quando estiverem a preços irrisórios (que proporcionam um alto rendimento de resultados) é o segredo para você ganhar dinheiro na Bolsa.

Documentos

U.S. DEPARTMENT OF LABOR Booklet talking the mystery out of retirement planning

RBITS Mais info
BARSI Luiz Barsi
TWACAN Canadian personal finance and dividend investing blog
BOGLEHEADS Preparando para aposentadoria.
REDDIT Termos básicos do mercado financeiros.
ANALISEDEACOES Agenda de Dividendos.
INVESTIDOR INGLES Aplicação da Formula Mágica de Joel GreenBlatt.

Perguntas Mais Frequentes

  • Qual seria a quantidade de empresas comprar? Começei com uma empresa Unipar CarboCloro (UNIP6). Meu objetivo é ter duas empresas em cada um dos quatros setores comentado anteriormente.