Investimentos

Plano de investimentos para renda suplementar a previdência.

Posted by     "rbits" on Tuesday, December 27, 2022

TOC

Histórico

Aposentei e precisei gerir melhor meus próprios investimentos. Possuia algumas aplicações em grandes bancos. A maioria das aplicações de perfil conservador. Tardiamente aprendi que precisava aprender o básico sobre o mercado financeiro e montar uma carteira de investimentos que permita gerar uma renda considerando os altos e baixos do mercado financeiro.

Começei fazendo um curso do analista André Moraes focado em investimento em ações no medio prazo ou operações de swing trader. Assisti outros cursos de diversos especialistas e li alguns livros muitos recomendados sobre o assunto. Pratiquei fazendo operações no simulador e na Bolsa de Valores com pequenas quantias. Fiz operações de compra e venda que começam e terminam no mesmo dia, conhecidas como day trader, operações com opções ou derivativos e com ações.

Percebi pela minha pouca experiência que não é facil se manter vencedor de forma consistente nesse mercado. No cenário de aposentado ou próximo de se aposentar recomendo que não investida em nada arriscado. O bom senso é investir com cuidado para evitar altos riscos. A idade recomenda que voce seja conservador ou moderado. O prejuizo agora é dificil de recuperar. O objetivo agora é grandes perdas e fazer investimentos que proporcionem renda suplementar em um prazo de 20 anos.

Sigo o consenso das práticas básicas de educação financeira, fiz as contas e defini uma proposta de investimentos que atenda meus objetivos de curto, medio e longo prazo.

O primeiro passo foi criar uma reserva de emergência equivalente a seis meses da minha renda de aposentado. É um dinheiro que só pode ser usado a qualquer momento em caso de um evento inesperado e que não tenha como pagar com o salário normal. Esse dinheiro deve investido em um TESOURO SELIC (100% do CDI menos 15% de IR) que tem rendimento diário. Ele oferece segurança e liquidez, ou seja, voce pode investir e retirar a qualquer momento. Ele tem a garantia do Governo Federal. Aqui você pode usar a calculadora do site investidor Sardinha para dimensionar sua reserva de emergência (https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-de-reserva-de-emergencia/)

O segundo passo foi fazer uma reserva de oportunidades pensando no médio prazo ou seja 2 ou 3 anos. Foi investido em LCA com uma taxa de pelo menos 90% do CDI com liquidez diaria depois de três meses de bloqueio. Para quem é conservador como eu optei por manter no maximo de 90% da totalidade da carteira nesse investimento. Essa é uma reserva de oportunidades que poder ser simulada pela calculadora de juros composto no site (https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-de-juros-compostos/)

O terceiro passo foi montar uma carteira previdenciária com ações boas pagadoras de dividendos com o objetivo de gerar renda futura. A proposta conservadora é manter 10% do patrimônio aplicados nessa modalidade porque estudos dizem que a Bolsa pode variar 50% ao ano. Se acontecer uma crise que afete as ações da sua carteira, o limite de perdas é mantido em menos de 5% do total do seu suado patrimônio. Por outro lado um ganho de 20% nos 10% investido em ações representa 2% de acréscimo no total do seu patrimônio. O tempo de investimento dessa modalidade é pelo menos dez anos.

A estratégia é acumular na reserva de oportunidades quando o preço das ações estiverem caras. Ou comprar as ações quando o preço estiverem baixos.

Os detalhes da carteira previdenciária baseada em ações estará em um próximo artigo.

Documentos

  • DOL.GOV Desvendando Plano de Aposentadoria Americano.
  • B3 Boletim Diario de Mercado da B3.

  • B3 Regulamentos da B3.

  • BogleHeads Planejamento para aposentadoria.

  • REDDIT Guia de Investimentos Básico no Brasil.

  • REDDIT Guia para Iniciantes Como decidir a alocação.

  • ALICE PORTO Alice Porto, a contadora da Bolsa.

  • MYCAPITAL Automatizar o IRPF nas operações com Bancos ou Corretoras.

  • B3 Calcular a volatilidade de ações BR.

Perguntas Mais Frequentes

  • Existe investimento sem risco? Não, mesmo os chamados investimentos de renda fixa tem riscos. Exemplo, Fundos de Renda Fixa usam como lastro titulos publicos para diminuir o risco de perdas mas em momentos de instabilidades do mercado, esses titulos sofrem marcação a mercado e seu preço pode sofrer grandes oscilações e consequentemente o valor das cotas desses fundos. Na crise, os papeis de renda fixa também perdem valor.